Postagens

Mostrando postagens de 2018

A unidade em Cristo não elimina a diversidade de pensamento

Imagem
Para ler ouvindo: Somos irmãos (Coral Universitário do Unasp-EC) Hoje foi o último sábado de um trimestre durante o qual nós, adventistas do sétimo dia, estudamos, no mundo inteiro, sobre Unidade em Cristo, na nossa lição de escola sabatina. Um assunto muito pertinente para os momentos em que vivemos. Refletindo sobre algumas coisas que estudamos neste trimestre que encerra, pensei no quão assustador me pareceram algumas coisas envolvidas neste contexto. Desde o cenário sócio-político brasileiro até decisões administrativas tomadas pela igreja, passando por comentários problemáticos que escutei durante estudos desse assunto, uma série de elementos me deixaram preocupado com o rumo que as coisas estão tomando.

A-cor-da consciência

Imagem
Eu nunca vi a consciência Ela sempre sussurra no ouvido E dá seu jeito de esgueirar-se Rápida como um foguete Silenciosa como gato Mas seu sussurro ecoa E soa E permanece Pode libertar ou amarrar Tem poder para mover montes Tem poder para mover mentes A consciência não tem cor Assim, pelo menos me disseram A consciência não tinha cor Foi um momento de deslize desvelador De laço apanharam-na e a encararam Caras pálidas escrutinaram a nudez cônscia Não gostaram do que viram Pintaram sua pele de todas as cores As cores que não fossem a deles Os olhos que não fossem os deles Os cabelos que não fossem os deles O nariz, as orelhas, o ser O que não fosse deles, Ensinaram a consciência a amarrar Aqui no bairro onde moro Ela anda desnuda e exposta Aqui ela tem cor Cor de terra escura Corda que nos amarra e impõe Té que, com os olhos de Zumbi Olhamos a danada de soslaio A capturamos com a corda que ela...

Bem, Morgan, talvez devesse mesmo existir um dia da consciência branca...

Imagem
Não, eu não estou brincando. Estou falando sério. Talvez devesse mesmo existir um dia da consciência branca. Obviamente que os motivos seriam diferentes. Já explico.

Não sei bem se queria falar sobre isso pt. 3 (Adventismo e tretas políticas)

Imagem
Para ler ouvindo: Ideais (Bendita Fé) | Out 44  Imagem meramente ilustrativa. Créditos: Grife "Na Contramão" Eu sou adventista do sétimo dia. Eu dificilmente faço textos no blog direcionados especificamente ao público adventista, pois existem pessoas de diversas denominações e mesmo sem religião que leem meus textos. Geralmente falo de coisas mais gerais da relação do cristianismo com a sociedade e com a Bíblia, além de questões pessoais. Mas sinto que preciso fazer isso. Eu vi um vídeo interessante (link acima no "para ler ouvindo") que, juntamente com algumas coisas que li para fazer meu TCC, me inspirou a fazer este texto. Eu ainda queria fazer um sobre as tretas políticas internas do Adventismo a respeito do voto de conformidade da Associação Geral da Igreja. Mas ainda não é sobre isso que eu quero falar. Eu quero falar de política brasileira. Obviamente, este será um textão. E, mais uma vez, não sei bem se queria falar sobre isso.

De homem pra homem: Não dê flores no Dia da Mulher...

Imagem
AVISO: O texto abaixo não contém palavras de baixo calão, mas contém expressões que escandalizariam muitos se ditas no púlpito da igreja, mas que são extremamente necessárias para essa conversa. Ok, Brothers Vamos ter um papo de macho agora. De homem pra homem mesmo - embora as mulheres sejam mais do que bem vindas na conversa. Falemos sobre mulheres, nosso assunto favorito. Como hoje é dia da mulher, nossa tendência é dar um parabéns e dizer como são bonitas as mulheres da nossa vida. Não tem nada de errado com isso. Mas... O dia da mulher não é sobre as flores e abraços (muitas vezes usado por nós pra tirar uma casquinha, sejamos honestos). Hoje é dia, na real, da gente parar pra refletir sobre o nosso relacionamento com elas (e olha, não estou falando aqui apenas para homens heterossexuais... Sei de muitos caras que acham que, por causa de sua homossexualidade, podem tratar as amigas, mães e irmãs do jeito que bem entendem).

Cansei de falar de racismo.

Imagem
I. Questão Pra que toda essa fala militante? Todo esse papo de negro já tá irritante. Não dá pra sentarmos como bons amigos e só conversar? Tudo o que querem agora é nos separar! Por cor. Por raça. Por sexo. Vocês tão tornando o mundo complexo. Vamos voltar à descomplicação Quero de volta minha liberdade de expressão. II. Tensão

A Representação do Negro na Revista Nosso Amiguinho - Parte 3 - Cazuza e Seus Amigos

Imagem
[Leia aqui a Parte 1 - O que é representação?] [Leia aqui a Parte 2 - O negro nas histórias em quadrinhos e artes gráficas] Continuando com as postagens referentes ao artigo a respeito da representação do negro na revista Nosso Amiguinho, que escrevi para o Adventcom (I Congresso Adventista Norte-Americano de Pesquisadores em Comunicação), esta é a última parte, onde finalmente chegamos ao objeto de estudo. Como nos textos anteriores, dei uma alterada no texto original (especialmente a conclusão) para acrescentar algumas opiniões que não poderiam ser acrescentadas no artigo e tornar a linguagem um pouco menos "acadêmica".